terça-feira, 26 de junho de 2012

Negue-se a Si Mesmo, E me siga !!!

logo
Mateus 16:24-25 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;  pois, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. 

Desde que passei a congregar e ouvir pregações na igreja, talvez o versículo que mais escutei foi o de Mateus dezesseis, vinte-quatro. Disse Jesus que aquele que quisesse ir após ele, deveria negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguí-lo. O interessante é que na grande maioria das vezes, os pregadores dão imensa ênfase no “negue-se” e no “tome a sua cruz”, mas pouco ouvi falar do “siga-me”. Esta sentença de Jesus precisa ser lida completa, senão não se pode entendê-la. Sem o “siga-me”, não se pode negar a si mesmo e muito menos tomar a cruz. Já ouvi pregações que diziam para meditarmos na bíblia de dia e de noite. Está certo. Mas o motivo era porque “negue-se”. Também escutei muito que devemos freqüentar as reuniões da igreja. O motivo? “Negue-se”. Também já ouvi dizerem para pessoas desistirem de casamentos, e até de estudar numa universidade. Por que? “Negue-se”. O “negue-se” virou até argumento de manipulação, de força de lideranças contra liderados. Mas o negue-se de Jesus de forma alguma é uma manifestação de força intimidadora contra seus filhos, como o veremos em seguida, mas faz parte dos ensinamentos que dizem ser ele, Jesus, o caminho, a verdade e a vida. 

João 5:19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. 

O que leva um homem a negar a si mesmo é perceber que existe um caminho diferente do seu que é mais eficiente e confiável. Jesus foi o maior exemplo disso. Ele disse que só fazia o que via o Pai fazer. Tudo quanto via o Pai fazer, então ele fazia. Este é o principio do negar-se. Se não virmos o Pai, e o Pai se vê em Jesus, nunca, em hipótese alguma, iremos negar a nós mesmos. O máximo que iremos fazer é uma força, que no fundo será apenas um auto-controle, que nos dará a impressão de que construímos nossa casa sobre algo incerto como a areia. O negar-se que Jesus fala é motivado pela revelação de quem é Cristo. Se vemos o Pai perdoar, perdoamos. Se vemos o Pai amar, amamos. Só fazemos o que o Pai faz. Tudo quanto o Pai faz, também, fazemos. Não é difícil e não é penoso. Se entendemos estas palavras, nossa imediata atitude é buscar um relacionamento íntimo e direto com Cristo Jesus. Não precisamos de homens no meio do caminho para dizerem o que devemos fazer. A seiva da vida não vem por homens, mas vem de Cristo. Se enxergarmos a Cristo, o negar-se será uma opção simples para nós. Optaremos por não mais odiar, nem julgar, nem fazer qualquer coisa que desagrade a Deus, simplesmente porque o Pai assim não o faz. É por este motivo que Jesus diz para negarmos a nós mesmos, tomar a nossa cruz e seguí-lo. Negar-se não é auto-controle, mas é acima de tudo seguir a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário