segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Elias foi Transladado ( 2 reis cap 2 v 1)

Para Onde Foi Elias?

A essa pergunta, alguns responderão com convicção: Elias foi arrebatado para perto de Deus. Será, entretanto, que existe base textual para tal afirmação ou trata-se de mera conjectura?
A melhor forma de obtermos a resposta para essa pergunta é organizarmos dados, compararmos textos, reunir evidências e concluir o veredicto.

O translado de Elias é mencionado no livro de 2 Reis 2.1-11. Elias havia sido profeta à Israel durante anos e chegara o momento de sair de cena e ceder lugar a Eliseu, discípulo seu que há muito estava preparando para substituí-lo.

O escritor dos livros dos Reis ( a Mishnah – lei oral que existia pelos fins do século 2 D.C., coligido pelo rabino Judá, o Príncipe – atribui a Jeremias a autoria dos livros que, juntos com os livros de Samuel eram considerados uma história contínua em quatro volumes) relata que “...estavam eles (Elias e Eliseu) andando e conversando, quando, de repente, apareceu um carro de fogo... que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho” (2 Reis 2.11).

As circunstâncias pelas quais Elias foi separado de Eliseu são difíceis de serem explicadas.
Muitos afirmam que Elias foi levado ao Céu num carro de fogo. Seria isto verdade?
Na verdade, o papel do carro de fogo foi apenas de separar Elias de Elizeu e ele, na verdade, foi trasladado num redemoinho.

Os céus de que trata o texto, não se refere á habitação de Deus e sim á troposfera, onde ocorre a vida, e se situa desde o nível do mar até 12 km acima dele.
Apenas nessa região da atmosfera terrestre ocorrem os redemoinhos – massa de ar que gira rapidamente – sendo, portanto, impossível queElias tenha abandonado a troposfera em direção ao cosmo.
É muito provável que essa massa de ar que envolveu Elias o tenha levado a algum lugar distante e lá o tenha deixado. Os próprios discípulos dos profetas propuseram essa possibilidade: “...os discípulos dos profetas disseram: ...Talvez o Espírito do Senhor o tenha deixado em algum monte ou vale” (2 Reis 2.15). Com toda certeza eles não acreditavam que Elias tinha sido transladado para perto de Deus, mas sim que o Espírito o havia deixado em algum lugar; só não sabiam onde... (2 Reis 2,17,18).

Perguntamos: se Elias não foi transladado para perto de Deus, onde ele estava?  
Aqui mesmo, na terra!
Os textos bíblicos não fornecem em que região da terra Elias estava; mas provam, contudo, que Elias não apenas estava na Terra, mas que acompanhava o desenrolar dos fatos. Como podemos provar isso?
Em 2 Crônicas 21.12-17 é relatado que Elias escreveu uma carta para Jeorão, rei de Judá.
Na carta Elias acusa o rei do assassinato dos seus seis irmãos e pela sua apostasia. Logo em seguida, pronuncia a sentença de julgamento contra Jeorão e prediz sua morte prematura por meio de uma enfermidade nos intestinos (2 Crônicas 21.19). Acompanhe no gráfico abaixo:


Podemos verificar que cerca de dez anos depois de seu translado Elias envia essa carta advertindo o rei Jeorão, o que comprova que ele (Elias) ainda estava vivo e na terra, é óbvio.
Analisemos alguns detalhes interessantes:

1. Jeorão reinou 8 anos em Jerusalém, conforme observa-se em 2Cr 21:5 e 2Reis 8:17,18.

2. Os reinos dos dois Jeorões terminaram juntos, conforme observa-se em 2Reis 8:25.3.
Na época em que chegou a carta, o profeta já era Eliseu, conforme se observa em 2 Reis 2:1; 3:9-11.

Para nós está claro que o tempo do ministério de Elias havia findado e que ele estava farto das perseguições, razão porque Deus passou o trabalho dele para Eliseu e ele saiu de cena por meio deste traslado.

Há mais de um Céu

"No principio criou Deus os céus e a Terra" (Gen1.1).
Pronuncia-se: Bereshit bará Elohim et hashamayim ve'et há'arests.

No texto original, a palavra hebraica para céus é "shamayim" a terminação "im" indica uma pluralidade.
Temos nas Escrituras diversos exemplos de palavras hebraicas que terminam com o sufixo "im" indicando plural. Centralizaremos nossa atenção no termo hebraico "Shamayim" ou seja, "céus".
As Escrituras nos leva a crer que existe indubitavelmente mais do que um céu.
O primeiro versículo da palavra de Deus é a respeito da criação dos céus.
Para alguns judeus existe sete céus, para outros eruditos e estimados teólogos existem apenas três céus.
Vejamos:

1. O primeiro céu é o "AURONUS" trata-se do céu inferior ou céu atmosférico, lugar tal onde ocorrem os fenômenos como chuva, relâmpago, trovões, etc.
Região que envolve a terra com ar, nuvens e vapor, pelo qual os aviões cruzam os continentes. Para esse céu foi Elias transladado em um redemoinho e, logo em seguida, deixado em algum lugar da terra.

2. O segundo céu é o "MESORÂNIOS" tratando-se agora do céu intermediário ou astronômico, onde se encontram os planetas, as estrelas, os satélites e todos os demais corpos celestes juntamente com as insondáveis galáxias criadas por Deus.
Os redemoinhos não se formam nesse "céu" e, portanto, Elias não pode ter sido transladado para esse lugar.

3. Finalmente o terceiro céu "EPORÂNIOS" o céu superior ou Paraíso, Éden celeste, "Céu dos céus" onde O apóstolo Paulo foi arrebatado e ouviu palavras inefáveis que ao homem não é lícito falar (IICo12.1-3), morada de Deus.

Elias, também, não foi arrebatado para esse lugar pois nele não se formam redemoinhos e por que "... ninguém subiu ao céu senão o que do céu desceu, o filho do homem que está no céu" (Jo3.13).
Ora, se ninguém subiu ao céu senão Jesus, que dele desceu (referência ao céu morada de Deus), como pode alguém afirmar que Elias para esse céu subiu.
Contradições...? Explique-me quem esse assunto possa interessar.


BIBLIOGRAFIA:

Congregação Israelita da Nova Aliança
O Novo Dicionário da Bíblia - Vida Nova
A História dos Hebreus - CPAD 
Wikipédia

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