terça-feira, 11 de outubro de 2011

Manifestaçoes Sobrenaturais

SINAIS E MARAVILHAS NA IGREJA

Um dos fatos mais notáveis na igreja primitiva, sem dúvida, eram os sinais e maravilhas que ocorriam com frequência, tais como: cura, libertação e ressurreição (At 3.1-8; 5.15; 8.5-8; 9.32-43; 12.5-15; 14.8-10; 16.16-18; 19.11; 28.8,9). Mas, o que são milagres? Quais os propósitos deles? Por que eles eram tão comuns na igreja primitiva? Quais os milagres que ocorreram na igreja primitiva? Eles continuam acontecendo em nossos dias, ou ocorreram apenas no primeiro século? Estas e outras perguntas serão respondidas nessa lição.
I – O QUE É UM MILAGRE?
O termo milagre deriva-se do latim mirari, que significa “admirar-se” e de um adjetivo latino mirus, que significa “maravilhoso”, “admirável”. Já o termo mirraculum, significa, literalmente, “tudo aquilo que causa admiração e espanto”. Teologicamente falando, milagre é uma suspensão temporária das leis da natureza, visando a ação sobrenatural de Deus. Encontramos no grego três termos que descrevem milagres:
1.1 Teras. Este termo significa “maravilhoso” e ocorre dezesseis vezes no Novo Testamento (Mt 24.24; Mc 13.22; Jo 4.48; At 2.19; 2.22,43; 4.30; 5.12; 6.8; 7.36; 14.3; 15.12; Rm 15.19; II Co 12.12; II Ts 2.9; Hb 2.4).
1.2 Dúnamis. Significa “poder” ou “prodígio”. Este termo ocorre cerca de cento e vinte vezes nas páginas do Novo Testamento, indicando, principalmente, poderes miraculosos, como em (Mt 6.13; Ap 19.1).
1.3 Semeion. Este termo tem o sentido de “sinal” ou “algo de natureza extraordinária” e aparece por setenta e três vezes no N.T. (Mt 12.38; Jo 2.11; 3.2; At 8.6,13; 15.2; Ap 19.20). No N.T., esses três termos, algumas vezes, aparecem juntos:
· “Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis”. (At
2.22).
· “Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a seranunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?”
(Hb 2.3,4).

II – QUAIS OS PROPÓSITOS DOS MILAGRES?
De acordo com as Sagradas Escrituras, existem, pelo menos, três propósitos para a realização de milagres:
2.1 Solucionar um problema ou causa impossível. Em toda a Bíblia vemos que os milagres ocorreram para solucionar problemas que eram impossíveis aos homens (Gn 21.1,2; Ex 14.21; 15.15; Nm 12.13; 20.11; 22.28; Js 3.16; 6.20; 10.13; I Rs 17.16,22; Mt 9.29,33; Mc 7.35; 8.25; Lc 7.15; 13.13; Jo 2.9,23; At 3.1; 5.19; 9.34; 12.7).
2.2 Glorificar a Deus. “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” (Jo 11.40). Ver também (Lc 7. 16; 13.13; 17.18; Jo 9.24; At 4.21);
2.3 Conduzir os homens à fé em Cristo: “Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e
manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele” (Jo 2.11). Ver também (Jo 2.23; 11.45; 20.30,31).
III - POR QUE OS MILAGRES ERAM COMUNS NA IGREJA PRIMITIVA?
Ao lermos o livro dos Atos, vamos observar que os milagres ocorriam com frequência. Em (At 5.12,16), Lucas diz: “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos... E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados”. Por que, então, os milagres eram tão comuns na igreja primitiva? Dentre outros motivos, destacamos, pelo menos três:
3.1 Oração. A oração abre as portas para a operação de milagres e maravilhas. A Bíblia descreve centenas de milagres que ocorreram, quando os servos de Deus oraram (Ex 14.13-15; I Rs 17.20-22; II Rs 4.32-35; 19.15-19, 35-37; II Cr 20.3-13; Dn 2.17-19; Lc 1.13). E a oração era uma prática comum na igreja primitiva:
· O Espírito Santo desceu sobre os discípulos, após dez dias de oração (At 1.14; 2.1-4);
· Deus enviou um anjo para livrar a Pedro da prisão, enquanto a igreja orava por ele (At 12.5-11);
· Paulo e Silas foram libertos da prisão, enquanto cantavam e oravam (At 16.25,26);
· O Senhor ressuscitou a Dorcas, quando Pedro orou (At 9.40);
· O Senhor curou o pai de Públio, quando Paulo orou por ele (At 28.8).
3.2 Temor. O temor ao Senhor era uma das marcas da igreja primitiva; e o médico Lucas relacionou o temor às operações de maravilhas. Vejamos:
· “ E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.” (At 2.43);
· “ E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. E muitos sinais e
prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.” (At 5.11,12);3. Fé. Ninguém pode negar que a fé é fundamental para que os milagres aconteçam (Mt 8.10,13; 9.29; 17.20; Mc 5.34; Lc 8.48; 17.6; 18.42). A fé, que é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (Hb 1.1), fez com que muitos milagres ocorressem na igreja primitiva, como podemos ver nos textos abaixo:
· Foi pela fé que o coxo foi curado na porta do templo (At 3.16);
· Estêvão fez prodígios e grandes sinais porque estava cheio de fé (At 6.8);
· Pela fé um coxo foi curado na cidade de Listra (At 14.8-10).
IV – OS MILAGRES NA IGREJA PRIMITIVA

Dentre os muitos milagres registrados no livro de Atos, destacamos alguns: Muitos prodígios pelos apóstolos (At 2.43); Elimas foi ferido de cegueira (At 13.11); A cura de um coxo na porta formosa (At 3.1); Sinais e prodígios em Icônio (At 14.3); A morte de Ananias e Safira (At 5.1-10); A cura de um coxo em Listra (At 14.10);,Prodígios pelas mãos dos apóstolos (At 5.12-16); Prodígios feitos por Barnabé e Paulo (At 15.12); Abrem-se as portas do cárcere (At 5.19); Libertação de uma jovem que tinha um espírito de adivinhação (At 16.18); Estêvão faz prodígios e grandes sinais (At 6.8); Milagres extraordinários pelas mãos de Paulo (At 19.11); Filipe opera sinais e muitas maravilhas (At 8.6,7); Êutico foi ressuscitado da morte (At 20.12); A cura de Eneias (At 9.34); Públio foi curado de disenteria (At 28.8); A ressurreição de Dorcas (At 940); Paulo, mordido por uma víbora, não lhe aconteceu mal algum (At 28.3-5); Pedro foi liberto da prisão (At 12.7); Os enfermos da ilha de Malta são curados (At 28.9);
V - OS MILAGRES SÃO CONTEMPORÂNEOS, OU OCORRERAM SÓ NO PASSADO?
No que diz respeito a crença na contemporaneidade dos milagres, dois extremos devem ser evitados: o primeiro é acreditar que todos os milagres são autênticos, pois, muitos “milagres” divulgados através da mídia e dos meios de comunicação não são genuínos, e tem por objetivo enganar os indoutos e neófitos, induzindo-os a participarem de “correntes”, “sessões” e “reuniões”, cujo objetivo principal é propagar o nome de uma religião ou denominação, levando as pessoas a contribuírem de forma irresponsável, para a obter o milagre, como se os milagres ocorressem pelo valor da oferta, e não através da fé. O segundo erro que devemos evitar é deixar de crer que os milagres continuam ocorrendo em nossos dias, pois, em nenhum lugar das Sagradas Escrituras lemos que os milagres só ocorreriam no período apostólico, e sim, que eles permaneceriam até que viesse o que é perfeito (I Co 13.10). Assim, cremos que os milagres continuam ocorrendo em nossos dias, pois, como disse o Senhor Jesus “... aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (Jo 14.12).
CONCLUSÃO
A Bíblia está repleta de milagres. No entanto, sabemos que nem todos os milagres que ocorreram no passado foram escritos (Jo 20.30). Porém, os que foram escritos, têm por objetivo nos ensinar que eles ocorrem para solucionar problemas impossíveis, para que possamos glorificar a Deus, e para conduzir o homem à Cristo. Além disso, A Palavra de Deus nos ensina que os milagres acontecem onde existe oração, fé e temor ao Senhor, e que eles continuam
ocorrendo em nossos dias.

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